| |
Romancini
Telefone

ENTRE EM CONTATO

0800 142 0080

SISTEMAS DE PRODUÇÃO NO BRASIL: EXTENSIVO, SEMI-INTENSIVO E INTENSIVO

Por Gabriela Beccari Vitroca

06/5/2022 16:52

A bovinocultura de corte se faz presente em todo território brasileiro e ela é executada por alguns diferentes tipos de produção. Há três tipos de sistemas de produção praticados no Brasil: Sistema extensivo, semi-intensivo e intensivo. A criação de bovinos tem diversos tipos de manejo onde é diferenciado de acordo com cada região, pecuarista, genética e qualidade do animal, cultura e interesse do produtor (BIZI, 2018). A carne bovina brasileira vem ganhando cada vez mais espaço tanto no mercado nacional quanto no internacional. Os sistemas de produção contam com pastagens degradadas e não tão nutritivas até os melhores índices nutritivos para o gado (SVERSUTTI, YADA 2018).

Segundo Costa, 2015 qualquer sistema de produção animal, o objetivo principal é converter “pasto” em “carne”, ou seja, produtos vegetais em produtos animais que o ser-humano consome. Para que isso aconteça de forma eficiente é preciso aproveitar o que tem de recurso naturais dentro da propriedade principalmente os sistemas ambientalmente sustentáveis, tanto nas pastagens e forragens espontâneas quanto semeadas ou na genética das raças.

Os rebanhos no Brasil são divididos em zebuínos e taurinos, nas regiões do norte e nordeste, uma parte do sudeste e centro-oeste é predominante o gado zebu onde inclui Nelore, Tabapuã entre outras raças e já na região Sul é facilmente visível a criação de gado europeu como Angus, Hereford, Charolês, etc.

 

SISTEMA EXTENSIVO


É valido ressaltar que a produção de gado de corte no Brasil é 80% executada a pasto, ou seja, no sistema extensivo e principalmente com pastagens nativas ou cultivadas, onde é executado as três fases: cria, recria e engorda.
O sistema extensivo é descrito pela utilização de pastagens nativas e cultivadas como única fonte de proteína e energia. Esse sistema é o mais utilizado no Brasil por ter o menor custo na alimentação dos animais por meio de manejos de pastagens, onde é possível encontrar equilíbrio na produção e rendimento animal.

É de conhecimento de muitos que o sistema extensivo é o mais utilizado no Brasil onde representa 80% dos sistemas de produção de carne brasileira, onde é desenvolvido desde a cria até a engorda do animal. O que interfere na qualidade da carne são fatores como solo, clima, genética, manejo animal, sanidade, manejo das pastagens, além de a oferta abundante de água limpa e fresca e principalmente a gestão da propriedade (SVERSUTTI, YADA 2018).

 

SISTEMA SEMI-INTENSIVO

 

Nesse sistema é observado as técnicas conhecidas como manejo de pastagem ou seja, melhoramento de pastagens, manejo sanitário, separação do rebanho por peso, idade e sexo e principalmente fornecimento de suplementação mineral no cocho.
É necessário separar os pastos através de piquetes para que seja feito o sistema rotacionado onde terão uma capacidade elevada de suporte por unidade de área (UA). Nesse sistema é interessante praticar o melhoramento de pastagens como correção do solo.
A base da nutrição é a pastagem, mas inclui a suplementação mineral, e acrescentados suplementos energéticos e proteicos, gerando melhores resultados em todas as fases de criação de bovinos (cria, recria e engorda). Com a intenção de almejar uma pecuária eficiente e rentável, com um ciclo menor e com maior eficiência (DOS SANTOS et al., 2022).

 

SISTEMA INTENSIVO


Esse sistema é conhecido por terminação de bovinos, com áreas menores e com uma dieta adequada para promover a engorda em um curto período (90 a 120 dias). A alimentação é resumidamente pastagens e suplementação e na hora do confinamento, é fornecido alimentos volumosos com dietas elaboradas com energia e proteína (INÁCIO et al, 2018).

 

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

BIZI, GEISIANE MARIA DE SOUZA. “PRODUÇÃO DE BOVINOS DE CORTE DA RAÇA NELORE: UMA ANÁLISE ECONÔMICA COMPARATIVA DO SISTEMA EXTENSIVO E SEMI-INTENSIVO” 2018. Disponível em: https://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2512. Acesso em: 05 de maio de 2022.

DOS SANTOS, A.A.P.; FILHO, A.L.V.; VIDIGAL, L.L. do V.; DE SOUZA, V.L., DE FIGUEIREDO, A.M.B.; PIACENTINI, M.T.S. “ANÁLISE DE RENTABILIDADE DO SISTEMA SEMI-INTENSIVO DE ENGORDA DE BOVINOS COM SEMICONFINAMENTO.” 2022. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/27128. Acesso em: 06 de maio de 2022.

INÁCIO, M.C.P.; BALDI, H.F.; DOS SANTOS, C.F.; OLIVEIRA, L.S.; FERREIRA, C.E.C.; REZENDE, R.M.; MENDONÇA, A.T. “SISTEMA INTENSIVO X EXTENSIVO NA CRIAÇÃO DE GADO DE CORTE”, 2018. Disponível em: http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/4642/pdf_852, Acesso em: 05 de maio de 2022.

SVERSUTTI, P.E.; YADA, M.M. “CRIAÇÃO EXTENSIVA DE BOVINOS DE CORTE” 2018. Disponível em: https://simtec.fatectq.edu.br/index.php/simtec/article/view/399/268. Acesso em: 06 de maio de 2022.


Compartilhe nas redes sociais: