| |
Romancini
Telefone

ENTRE EM CONTATO

0800 142 0080

TABAPUÃ

RAÇAS BOVINAS MAIS COMUNS NO BRASIL

13/10/2022 14:55

O tabapuã é uma raça brasileira, criado pelo cruzamento do bovino mocho nacional e animais azebuados (de origem indiana). A história da raça começou no ano de 1907 no estado de Goiás pelo produtor José Gomes. Em 1912 vários exemplares do gado mocho já eram expostos em cidades do estado de Goiás.

Nos anos 30 o neto de José Gomes, começou os cruzamentos desses animais mochos com nelore, o que originou o gado anelorado mocho. A genética de outras raças, também foram utilizadas para formação do Tabapuã: Gir e Guzerá.

Entretanto, ela se concretizou na fazenda Água Milagrosa situada no município de Tabapuã (SP). Segundo o livro Bovinos do Brasil 2022, a raça engrenou nos anos 1940, através do pecuarista Júlio do Valle, amigo da família donos da Fazenda (água milagrosa), onde costumava posar durante as viagens longas com o gado por comitiva, pois naquela época os animais eram levados até o seu destino a pé.

Em uma dessas viagens o Sr. Júlio resolveu presentear a família Ortenblad (Fazenda Água Milagrosa) com um bezerro em agradecimento de toda hospitalidade. Esse bezerro de origem zebuína, cresceu na fazenda e se tornou o touro “TABAPUÃ-TO”, onde obteve sucesso como cruzamentos genéticos com o gado mocho.

Os primeiros registros da raça pela ABCZ (Associação Brasileira de Criadores de Zebu), um touro (1962) e uma vaca (1968), ambos do pecuarista Alberto Ortenblad.

Tabapuã é uma das raças mais conhecidas e utilizadas no Brasil, entre os anos de 1988 e 1997, ela teve um grande crescimento pois os pecuaristas demostravam-se satisfeitos com o desempenho do animal, principalmente pela sua precocidade na produção da carne, mansidão e ser um gado rustico. Vale lembrar que nesse período a raça ganhou o título de “O ZEBU MAIS PRECOCE”.

Segundo o site Beefpoint o Tabapuã é o único “zebu brasileiro”, afirmando que ele é adaptável as todos os tipos de climas existentes no Brasil.

Sua pelagem é de cor branca ou cinza, pelos finos, curtos e sedosos. Animais zebu geralmente tem a pele preta ou escura. É aparente o brilho na pelagem desses animais.

As grandes vantagens sobre a raça é a precocidade no primeiro parto, fertilidade elevada, habilidade materna, bezerros bem desenvolvidos e ganho de peso rápido. Além de tudo uma raça mansa, sem chifres, interação tranquila com outros animais, rusticidade e resistência apresentam uma raça completa como a Tabapuã.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS RODRIGUES, R.A.R.; CAMBAÚVA, V. BOVINOS DO BRASIL: Inovação, sustentabilidade e mercado. São Paulo: Metavídeo SP Produção e Comunicação LTDA (Metalivros), 2022. Cap. 2 pag 48. FREITAS, GUSTAVO. “Tabapuã: conheça o “zebu brasileiro”, com musculatura, mansidão e habilidade materna [Projeto Raças]” Disponível em: https://www.beefpoint.com.br/tabapua-conheca-o-zebu-brasileiro-com-musculatura-mansidao-e-habilidade-materna-projeto-racas/. Acesso em: 08 de outubro de 2022.


Compartilhe nas redes sociais: