| |
Romancini
Telefone

ENTRE EM CONTATO

0800 142 0080

Manejo sanitário – Ciclo completo

Por Gabriela Beccari Vitroca

24/11/2021 16:59

Há alguns anos no Brasil, a pecuária tem mostrado resultados positivos na saúde e produtividade dos animais, devido as novas tecnologias que envolvem a reprodução, genética, nutrição, manejo e, principalmente, ao aperfeiçoamento e a execução de novas técnicas para a prevenção e controle de doenças. O que faz com que esses fatores deem certo dentro de uma propriedade, é a organização e fazer com que todos esses pontos estejam sendo executados de maneira correta, porque um pode comprometer o outro (RESENDE et al, 2018). Para que a produção pecuária seja bem desenvolvida, deve -se criar um planejamento sanitário onde proporciona ao pecuarista a diminuição na queda de produção dentro de sua fazenda, além de garantir um produto qualificado ao consumidor final (EMBRAPA, 1998).


Segundo Luna et al., 2020 o sucesso dentro de uma propriedade rural, vem do desenvolvimento do manjo sanitário para a prevenção de doenças nos animais. O que inclui dentro do manejo sanitário?


• PREVENÇÃO;
• MONITORAMENTO;
• CONTROLE DA DOENÇA.


Considerando todos esses elementos o manejo de bovinos tem um papel de sucesso na atividade, garantindo maior rentabilidade e sustentabilidade ao produtor rural. É valido lembrar, que para fazer um controle correto da prevenção sanitária, pensando no bovino: a genética, nutrição e o meio onde ele vive são de extrema importância, além do monitoramento diário.


MANEJO SANITÁRIO MATRIZES


As matrizes do rebanho são a peça chave para a pecuária lucrativa, independente do ciclo que o produtor pratica em sua propriedade. Para manter a mesma saudável é preciso que se crie um programa sanitário, pois o bezerro produzido por ela será matéria prima para a produção de boi-gordo.


As doenças que mais influenciam nas matrizes são as que estão relacionadas a reprodução:
• Brucelose;
• IBR (Rinotraquéite Infecciosa Bovina);
• BVD (Diarréia Viral Bovina;
• Leptospirose.


Essas doenças comprometem todo sistema reprodutivo da vaca, causando perda embrionária, aborto, bezerros mal desenvolvidos, entre outros (RESENDE et al, 2018).


MANEJO SANITÁRIO BEZERROS


O maior desafio no manejo de bezerros acontece nas primeiras semanas de vida, porque quando nascem ficam expostos a um numero elevado de agentes infecciosos que são capazes de causar doenças diminuindo a imunidade do animal. As doenças que mais acometem os bezerros são (RESENDE et al, 2018):


• Diarreias;
• Clostridioses;
• Coccidiose;
• Verminose.


MANEJO SANITÁRIO RECRIA


Essa fase também é importante para a produção animal, pois começa logo depois da desmama. Nessa fase um dos desafios principais é sanidade dos animais. As doenças que mais acometem os animais nessa fase são as clostridioses e verminoses.


MANEJO SANITÁRIO ENGORDA


É a fase onde diminui os riscos de doenças, pois os animais já estão com imunidade suficiente para se proteger. Entretanto, a perda de um animal nessa fase final, o prejuízo é maior pelo peso em que ele se encontra.
O manejo sanitário para quem trabalha com o ciclo completo ou recria e engorda inicia-se 30 dias antes dos animais serem confinados. Já para aqueles que comprar o animal somente para a engorda ele deve ser feito de 3-7 dias, após o animal descansar da viagem, porque o transporte causa estresse ao animal o que acarreta na baixa imunidade deixando expostos a agentes infecciosos. As principais doenças nessa fase são as respiratórias, clostridioses, cisticercose, verminose, problemas de cascos, acidose e doenças neurológicas (RESENDE et al, 2018).


VACINAS OBRIGATÓRIAS


• Febre aftosa: Alguns estados do Brasil já estão livres da doença. Porém a maioria ainda é obrigatório a realização da vacina;
• Brucelose: Realizada em bezerras de três a oito meses de idade. Essa doença causa aborto em vacas e em boi ele pode ficar estéril;
• Raiva: A vacinação deve ser feita anualmente em todo rebanho, pois é uma doença infecciosa.


CONSIDERAÇÃO FINAL


Como foi abortado no tema acima, os bovinos são suscetíveis a várias doenças, as quais acometem os bovinos em todas as fases do ciclo de produção.
O produtor que almeja ter uma alta lucratividade com o seu rebanho, deve sempre buscar novas tecnologias para manter o seu rebanho protegido das doenças. A utilização de vacinas e medicamentos de qualidade devem sempre está à frente da prevenção dos animais.
Vamos deixar um exemplo de um calendário sanitário que pode ser adotado na sua propriedade:

Gabriela Beccari Vitroca

 

REFERÊNCIAS


RESENDE, F.D.; SIQUEIRA, G.R.; OLIVEIRA, I. M.; “Entendendo o conceito do boi 777” 1 ed. Jaboticabal-SP: Gráfica Multipress LTDA, 2018 pg 25-33.


ANDREOTTI, R.; GOMES, R.; PIRES, P.P.; RIVERA, F.E.B. “Planejamento sanitário de gado de corte” 1998. Disponível em: < https://old.cnpgc.embrapa.br/publicacoes/doc/doc72/index.html> Acesso em: 22 de novembro de 2021.


LUNA, H.S.; DAMASCENO, V.L.S.; SOUSA, I.M.; SILVA, W.L.; BLINI, R.C.B. “Diagnóstico das condições do manejo sanitário e da saúde de bovinos criados no assentamento vinte de março localizado no município de três lagoas-ms” 2020. Disponível em: https://desafioonline.ufms.br/index.php/sameamb/article/view/9082. Acesso em: 23 de novembro de 2021.


Compartilhe nas redes sociais: