| |
Romancini
Telefone

ENTRE EM CONTATO

0800 142 0080

Como iniciar a gestão de uma propriedade rural

Por Gabriela Beccari Vitroca

01/12/2021 16:38

Hoje em dia um tema muito abordado pelos pecuaristas ou seus sucessores é gestão pecuária ou agropecuária. Porque buscam lucro através do que produzem em suas propriedades.


Na pecuária de corte o principal produto produzido é carne. Então pensando em entregar para o consumidor um produto de qualidade, o pecuarista investe em novas tecnologias, que envolvem infraestrutura, genética, manejo de pastagens, nutrição entre outros fatores dentro de uma propriedade rural.


Com esse investimento absorve resultados positivos, além de entregar um produto final padrão, fica os bens de produção como pastos formados, cercas, maquinários, estrutura físicas (curral, barracão, etc.). E também, bezerros que podem ser o definido como produto final (bezerro, recria, engorda e abate), ou futuras matrizes e reprodutores da fazenda.


Há 15 a 20 anos atrás, a produtividade era uma atividade no meio do agronegócio considerado como competição entre os envolvidos. Mas, atualmente, não se fala mais nisso. A produtividade tornou-se uma questão de sobrevivência para pecuária. O fato é, o retorno econômico dos produtores com menor investimento, está cada vez mais baixo, consequentemente tendo prejuízo.


O produtor que resolve aumentar sua produtividade, ou qualificar a mesma, tem que realizar algumas melhorias, ou seja, buscar novas tecnologias para operar dentro da propriedade. Para que a tecnologia a dentre as fazendas, é preciso ter um gestor para que ele organize, pesquise, estude e principalmente seja um líder dentro dessa empresa rural (afinal, estamos falando de uma empresa, não é mesmo?). O que envolve a gestão?

 

fonte: Resende et al., 2018

 

PARA OBTER RESULTADOS POSITIVOS DENTRO DE UMA PROPRIEDADE, O QUE É PRECISO ANALISAR?


1. A infraestrutura da propriedade é coerente com a quantidade de animal?
2. Existe um curral adequado pensado na produtividade, qualidade e lucratividade?

• TRONCO DE CONTENÇÃO INDIVIDUAL.

3. O manejo racional e o bem-estar animal é praticado dentro da propriedade?
4. Mão de obra qualificada? ou seja, os funcionários recebem treinamento de como trabalhar com os animais e os equipamentos da propriedade?
5. A oferta de comida (pastagens e volumosos) é o suficiente para a quantidade de animal? Está faltando ou sobrando alimentos?
6. Como está a nutrição dos animais? Fornecimento de suplementação ou dietas conforme o manejo nutricional da fazenda.
7. Como está a sanidade desses animais? É feito um protocolo sanitário?
8. Está garantindo a eficiência na reprodução?


• GENÉTICA;
• QUALIDADE DE VIDA;
• VIDA REPRODUTIVA;
• IA;
• ESTAÇÃO DE MONTA;
• MATRIZES;
• REPRODUTORES.


Alguns pecuaristas não tem medo de investir em tecnologias, mas para que as coisas evoluam dentro de uma propriedade, além do investimento é preciso de gestão. O que adianta investir e não trabalhar em cima desse recurso para que tudo ocorra de maneira eficiente, para se obter lucro.
Um dos maiores desafio de uma propriedade rural, é o financeiro, deve-se conciliar gasto x ganho. Para que a evolução aconteça o recurso para o investimento precisa ser pago pela própria empresa (propriedade). Por isso muitas vezes o processo é lento, mas no final é compensatório.
Para que o produtor consiga se organizar dentro de sua propriedade, é preciso separar o processo em: financeira e econômica.


FINANCEIRA


Nessa etapa, entra o índice zootécnico, melhoria do rebanho, nutrição e o manejo com as pastagens. A questão do manejo de pasto é super importante (fazer piquetes, separação de lotes do rebanho, rotação de piquete, limpeza e organização) onde é possível aumentar o rebanho (dependendo do tamanho da propriedade). Essas alternativas ajudam a aumentar o lucro, que no caso é o animal.


ECONÔMICA


Nessa fase, é onde o produtor encontra o retorno capital, como já dito no texto, é um processo lento, onde demanda muito trabalho de toda equipe e principalmente organização. O processo começa na preparação da base, ou seja, alimentar o gestor de informações sobre a empresa, patrimônio, histórico, com o que trabalha na propriedade, raça, gênero, etc.
Deve se analisar da porteira para dentro, alguns indicadores são que ajudam na administração da empresa: natalidade, mortalidade, ganho de peso por animal por período de tempo, lotação da área, etc. Isso tudo envolve o controle zootécnico da empresa rural. Além também dos custos por animal, por hectare de terra, funcionários e qual o foi o lucro que teve por cada indicador desse. Através de toda essa analise pode-se iniciar um plano para esse local (propriedade rural). Onde demanda tempo e dinheiro, por isso tudo deve ser feito cautelosamente.


CONSIDERAÇÃO FINAL


Através do que foi estudado a cima, podemos entender um pouco de como funciona a gestão de uma propriedade e quais são os primeiros passos que precisamos dar. O correto é sempre planejar, antes de agir. Impor metas para a propriedade, onde todos tem o dever de cumprir, seja ele o funcionário ou o próprio dono da fazenda.
Entende-se que o processo é lento, mas que o resultado é excelente sempre visando a qualidade, produtividade e lucratividade ao pecuarista brasileiro.


REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA


RESENDE, F.D.; SIQUEIRA, G.R.; OLIVEIRA, I. M.; “Entendendo o conceito do boi 777” 1 ed. Jaboticabal-SP: Gráfica Multipress LTDA, 2018 pg 3 – 10.

 


Compartilhe nas redes sociais: