| |
Romancini
Telefone

ENTRE EM CONTATO

0800 142 0080

Sustentabilidade na bovinocultura de corte

Por Gabriela Beccari Vitroca

14/4/2022 16:54

A sustentabilidade é um assunto bastante comentado nos últimos anos em todo mundo e em diversos setores produtivos. Pelo fato de alguns desastres ambientais como tornados, estiagem, incêndios, entre outros estão causando mudança extremas de umidade e temperatura no mundo todo, o que significa que o ser humano está em desequilíbrio com o planeta.

A falta de reciclagem, queimadas ilegais, lixos acumulados, emissão de carbono na atmosfera e principalmente a falta de responsabilidade de alguns países com o meio ambiente foram influencias para o desiquilíbrio. Várias ONGs e associações a favor do meio ambiente ajudam a diminuir o problema, mas só eles não é o suficiente, o importante é que as pessoas e empresas se empenhem a mudar para dar bons exemplos, inspirando os outros.

SUSTENTABILIDADE NA PECUÁRIA

Na pecuária, os que envolve o meio ambiente é principalmente a água, solo, emissão de gases do efeito estufa, bem-estar animal e a preservação da biodiversidade.

Um dos assuntos comentados em relação a sustentabilidade é que existe uma pressão do mercado internacional em relação a carne brasileira, eles precisam ter a certeza de que a mesma, não seja produzida em áreas de produção ilegal ou seja, em áreas de desmatamento ou de práticas não sustentáveis.

Hoje em dia no Brasil, tem cada vez mais consumidores que procuram por qualidade de carne, o que envolve principalmente origem da mesma, alguns setores cobram rastreabilidade, o que faz com que a indústria invista em tecnologias de rastreio. Algumas fazendas já são certificadas com padrões internacionais de sustentabilidade. Mas como nada são flores, a sustentabilidade na pecuária brasileira é um assunto delicado, principalmente quando o assunto é bovinocultura de corte, que está associado ao principal fator de poluição do meio ambiente.

É importante ressaltar que é necessário sustentar o desenvolvimento econômico e social, proporcionando um excelente uso dos recursos naturais, então, diminuindo o impacto ambiental do setor agropecuário.

O bem-estar animal é um dos critérios incluídos para possibilitar a sustentabilidade na produção pecuária. As práticas de manejo racionais pensando no bem-estar dos animais é o que influência diretamente na qualidade dos produtos como leite, ovos e carne o que pode interferir na aceitação de alguns produtos e marcas na sociedade.

É correto afirmar que para que as praticas de sustentabilidade sejam adotas na cadeia produtiva deve ter total transparência. Para obter uma imagem positiva na produção pecuária deve-se focar no desenvolvimento de boas práticas de manejo de produção no país, além disso, é necessário realizar um trabalho de conscientização da sociedade.

A pecuária é considerada vilã quando o assunto é sustentabilidade, um dos fatores que leva a isso é o cultural, pelo fato de que o animal era visto como um ser que vivia em pastagens degradadas, sem cuidado algum até serem vendidos aos frigoríficos. Através do Plano Real, quando teve a queda da inflação o preço das terras despencaram, ninguém mais ouvi falar em mercado do boi, e claro, consequentemente, produtores que só buscavam ganhos financeiros acabaram saindo da atividade. Já quem permaneceu, investiu em tecnologia.

A pecuária começou a apresentar um avanço relevante nos últimos 20 anos, o rebanho bovino aumento e a área de pastagens ocupadas reduziram. E graças a isso, o Brasil teve um crescimento que hoje está em um dos principais produtores e exportadores de carne bovina do mundo, agregando sempre valor ao produto voltado para a qualidade do mesmo.

Outro quesito é falta de comunicação do setor pecuário com a sociedade, principalmente pensando no público urbano. Se isso não ocorre, a população acaba não sabendo das inciativas sustentáveis que o produtor rural faz e somente as criminosas acabam sendo soltadas na mídia, tornando o pecuarista um vilão, essa falta de informação geral, a impressão é de que o setor trabalha destruindo o meio-ambiente.

É importante destacar que o agronegócio e pecuária trabalham juntos para defender o que é correto, mas sem promover os seus bem feitos. O Brasil tem defensores da pecuária em mídias sociais e que se comunicam e promovem a defesa da mesma com fatos confirmados, mas é preciso ir além das porteiras para mostrar isso ao nacional e internacional. Lembre-se a melhor defesa não é o ataque.

Existem, sim, produtores que produzem de forma errada ou que não aceitam as práticas sustentáveis. Mas graças a tecnologia que vem auxiliando empresas que compram gado a não comprar animais que venham de atividades ilegais.

 

CONCLUSÃO

A sustentabilidade é uma prática que deve ser tomada em todos os tipos de produção, sendo ou não do setor pecuário. Empresas que desenvolvem produtos para esse setor também devem implantar sistemas que evoluam a sustentabilidade. A fábrica de troncos Romancini está sempre investindo, trabalhando e aplicando práticas sustentáveis.

 

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

CHINI, JUH. “Tripé: a sustentabilidade ambiental na pecuária.” 2021. Disponível em: https://blogdacarne.com/sustentabilidade-ambiental-na-pecuaria/ Acesso em 12 de janeiro de 2022.

PEREIRA, M. DE A.; MAURO, R. DE. A.; QUEIROZ, H.P. “Proposta de índice de sustentabilidade para a pecuária de corte: um estudo de caso na Área de Proteção Ambiental do Córrego Ceroula, Mato Grosso do Sul” 2016. Disponível em: https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/157000/1/Proposta-de-indicede-sustentabilidade.pdf Acesso em: 06 de janeiro de 2022.

SANT’ANNA, A.C.; BETANCOURT, M.C.C.; PEDROZA, M.G.M.; VALENTE, T. DA S. “Bem-estar animal: um dos critérios da sustentabilidade na pecuária”. 2017. Disponível em: https://redeilpf.org.br/arquivos/2- BARBOSA%20et%20al%202017_T%C3%B3picos%20em%20Sustentabilidade%2 0&%20Conserva%C3%A7%C3%A3o_(Book).pdf#page=17 Acesso em: 05 de janeiro de 2022.


Compartilhe nas redes sociais: