| |
Romancini
Telefone

ENTRE EM CONTATO

0800 142 0080

PODODERMATITE

DOENÇAS COMUM QUE ACOMETE OS BOVINOS

27/7/2022 17:43

A pododermatite é uma enfermidade infecciosa, ela inflama o espaço interdigital do casco. A infecção ocorre entre o espaço que tem no meio do casco e a pele, além do animal ficar mancando apresenta lesões de aspecto purulento, o que pode evoluir e causar um comprometimento na articulação. A doença é conhecida por outros nomes também como: foot hot, flegmão ou até mesmo frieira.

 

Fusobacterium necrophorus e Dichelobacter nodosus são as bactérias que causam a pododermatite, elas penetram em leve machucado e causam essa lesão (MATAVELLI et al., 2019).

 

As doenças do casco, causam claudicação grave e frequentemente acomete os bovinos, ovinos e caprinos, com um grau elevado de dor. É possível atingir cerca de 29% dos bovinos, e se a propriedade for de gado leiteiro pode atingir 55%.

Essa doença influencia bastante na indústria pecuária e gera perdas econômicas, além de impactar diretamente no bem-estar animal, a claudicação causa muita dor e angústia nos animais (NUNES et al, 2021).

Os pecuaristas encaram muitos desafios ao decorrer dos anos para garantir a produção e o desempenho dos animais, mas como nem tudo são flores, o manejo incorreto na parte nutricional, reprodutiva, sanitária, instalações inadequadas, entre outros diversos fatores. As afecções nos cascos, principalmente na produção leiteira, representam uma das principais consequências na queda de produção, por conta das inflamações e infecções, que inicia nas dores, logo após, a claudicação e por fim, a baixa na produção e reprodução.  

De todas as doenças que acometem o casco dos bovinos, a pododermatite é a mais comum.

Essa enfermidade se faz presente geralmente, quando tempo está úmido ou quando o solo onde vive o animal é muito úmido. Solos com muitas pedras, cascalhados ou restolho grosso também ajuda na incidência da doença. É importante relevar, que a pododermatite pode ocorrer em tempos secos, quando o terreno está firme.

Os animais taurinos como por exemplo o nelore ou tabapuã, são muito mais resistentes a infecções podais comparado com as raças Europeias. Os bovinos que apresentam esse problema no casco andam menos consequentemente, ficam para trás do restante do rebanho, se alimentando menos, e ficam em locais com lamas, podendo diminuir a sua fertilidade não demostrando cio (FREITAS, 2011).

Segundo Gusmão et al. (2015), o tratamento pode ser feito da seguinte forma: correção cirúrgica onde é retirada a parte que está necrosada do local acometido, fazer toda a desinfecção com produtos antissépticos como por exemplo o iodo e finalizar com um curativo de bandagem, unguento e antibiótico para que a ferida fique bem protegida. O curativo deve ser refeito a cada 72 horas até que aja o preenchimento cicatricial da área afetada pela doença.

Caso o tratamento onde só retirado a parte necrosada não seja solucionado juntamente com tratamentos tópicos, quando o caso da infecção está em um estado muito avançado é indicado fazer a amputação do membro ou dígito afetado (DANTAS et al., 2020).

 

CONCLUSÃO

Doenças que acometem os cascos dos bovinos devem ter uma atenção maior, porque no caso do gado de corte, a consequência vem no peso do animal, como relatado acima onde ele não consegue nem se locomover por conta da claudicação, dessa maneira a ingestão de alimento e água diminui, sem contar na dor que causa aos animais, deixando-os cada vez mais fracos e doentes. Muito casos são fáceis de ser revertido se feito o tratamento corretamente e não muito tardio, caso contrário deve ser feito a amputação do membro e o correto é descartar o animal do rebanho.

 

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

DANTAS, J.B.G.; DADA, J.M.V.; PEREIRA, E.A.; TOLENTINO, M.L.D.L.; GONÇALVES, L.M.F.; SANTOS, J.F.N.; SOUSA, D.C. “AMPUTAÇÃO DE DÍGITO EM BOVINO A CAMPO: RELATO DE CASO” 2020. Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BJAER/article/viewFile/8916/7629. Acesso em 20 de julho de 2022.

FREITAS, A.I.A. “PODODERMATITE NO GADO DE LEITE - REVISÃO DE LITERATURA” 2011. Disponível em: https://web.archive.org/web/20180720050437id_/http://www.pubvet.com.br/uploads/1b458e0812d69877ca875e954d937844.pdf. Acesso em: 18 de julho de 2022.

GUSMÃO, B.D.; MIRA, E.L.A.; SOUZA, F.B.; PIZIGATTI, D. “PODODERMATITE CIRCUNSCRITA (ÚLCERA DE SOLA) EM BOVINOS” 2015. Disponível em: https://cic.unifio.edu.br/anaisCIC/anais2015/pdf/vet002.pdf. Acesso em 20 de julho de 2022.

MATAVELLI, M.G.; SOUZA, B.X.C. de; MIRANDA, P.H.C; ARAÚJO, M.E.M.; YASUOKA, M.M. “PODEDERMATITE EM BOVINOS” 2019. Disponível em: http://revistas.ung.br/index.php/saude/article/view/4090/3044. Acesso em 18 de julho de 2022.

NUNES, M.H.V.; PACHECO, A.D.; WAGATSUMA, J.T.; “RECONHECIMENTO E AVALIAÇÃO DA DOR EM BOVINOS: REVISÃO” 2021. Disponível em: https://web.archive.org/web/20210610012317id_/http://www.pubvet.com.br/uploads/1cbb975e4d8e27fd55964eea28de4a32.pdf. Acesso em 20 de julho de 2022.


Compartilhe nas redes sociais: