| |
Romancini
Telefone

ENTRE EM CONTATO

0800 142 0080

O que é a inseminação artificial em tempo fixo?

Por Gabriela Beccari Vitroca

11/3/2022 10:47

IATF significa: Inseminação artificial em tempo fixo. Se trata de uma técnica reprodutiva que tem como finalidade acabar com as observações de cio para a realização de IA (inseminação artificial), induzir a ciclicidade em vacas, aumentar o número de bezerros produzidos diminuir o intervalo de partos e sincronizar os cios das vacas falhas.

A IATF é um método avançado e com grandes vantagens que já se tornou umas das técnicas mais utilizadas nos rebanhos brasileiros. A IA já é realizada a algum tempo no Brasil, entretanto, a dificuldade de detecção de cio, ou perdas de cio tem se tornado difícil principalmente no gado de corte, onde não é acompanhado a vacada diariamente, diferente do gado de leite. Por isso a técnica da IATF foi adotada para que as vacas entrem em cio no mesmo período.

Porque no mesmo período? Uma das vantagens é conseguir inseminar um maior número de fêmeas em menos tempo. Na IATF as vacas tem a ovulação induzida por meio de hormônios, onde pode ser feito com dada e hora marcada, o que facilita a realização da inseminação artificial.

Além disso, melhoramento genético, padronização do rebanho, diminuição no intervalo entre partos. A vaca tem 4 fases do ciclo estral que são: Estro, metaestro, diestro e proestro. Um médico veterinário deve saber como cada fase dessa funciona e qual hormônio a fêmea produz em cada uma delas. Saber interpretar o CE (ciclo estral) é a peça chave para escolher quando e qual hormônio utilizar no protocolo.

 

PROTOCOLOS

Existem várias formas de fazer um protocolo de IATF, várias empresas de medicamentos oferecem ao técnico opções de protocolos e hormônios para que ele possa seguir, hoje em dia, a maioria das empresas fornecem produtos de alta qualidade. Mais o importante é, sempre prestar atenção a dosagem, forma de manipular e aplicação dos mesmos.

Para obter sucesso na IATF, alguns cuidados devem ser redobrados, isso envolve desde o cuidado com a manipulação e armazenamento dos produtos que serão utilizados no protocolo até os cuidados nutricionais como disposição de água limpa e alimentos de qualidade, ambiente adequado, entre outros fatores.

FATOR NUTRICIONAL: Disponibilizar de uma boa alimentação e água para o animal, ajuda com que os mesmos apresentem um escore corporal adequado para a realização da IATF.

FATOR AMBIENTAL: O conforto do animal é prioridade, então disponibilizar sombra, bebedouros, cochos de suplementação cobertos, ajudam a diminuir o estresse térmico, contribuindo para a concepção e manutenção da gestação. É importante salientar, que o manejo com cachorros, gritos ou qualquer tipo de manejo incorreto pode diminuir a taxa de prenhes das fêmeas.

FATOR SANITÁRIO: A propriedade que escolhe pela IATF em seu rebanho devese estar sempre realizando manejos sanitários, porque algumas doenças podem interferir diretamente na saúde reprodutiva da vaca.

É importante tomar os devidos cuidados em relação aos produtos e medicamentos utilizados para a realização de protocolos de IATF como manipulação, aplicação e armazenamento. A cada protocolo realizado é recomendado organizar todos os medicamentos/produtos, botijão de sêmen e equipamentos que serão usados no momento. A técnica no dia da inseminação deve ser bem executada, sempre atendo ao tempo de descongelamento das doses de sêmen e principalmente, a temperatura da água onde são descongeladas as doses, a higiene é relevante, o veterinário que for executar a técnica deve estar sempre com as mãos limpas e ser bem treinado para montar os equipamentos.

 

CONCLUSÃO

Com o assunto abordado a cima, pode-se entender que a contenção adequada do animal para a realização de todo o manejo de IATF ser bem executada, pensando sempre no bem estar do animal e do operador. Quem trabalha com inseminação artificial deve ter sempre um cuidado consigo mesmo, porque a primeira reação da fêmea é o coice, principalmente com o gado zebuíno, por isso a importância de um tronco de contenção com protetor de coice e com o animal contido da maneira correta.

 

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

GODOI, C.R.; SILVA, E.F.P.; PAULA, A.P. DE. “Inseminação artificial em tempo fixo (IATF) em bovinos de corte.” 2010. Disponível em: http://www.pubvet.com.br/artigo/2150/p-styletext-align-justifyaligncenterstronginseminaccedilatildeo-artificial-em-tempo-fixo-iatf-em-bovinos-decortestrongp. Acesso em 22 de dezembro de 2021

MABA, MARCOS MACIEL. “Revisão bibliográfia: bases fisiológicas e dados sobre a inseminação artifícial em tempo fixo (IATF)” 2018. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/193151. Acesso em: 21 de dezembro de 2021.


Compartilhe nas redes sociais: