| |
Romancini
Telefone

ENTRE EM CONTATO

0800 142 0080

Como realizar a vacinação em bovinos de corte

Por Gabriela Beccari Vitroca

03/3/2022 14:58

O bem-estar animal está principalmente ligado na boa relação entre o homem e o animal. As vacinas que existem para animais, na maioria, são obrigatórias porque elas ajudam na prevenção ou erradicação de algumas doenças, tem por objetivo diminuir os riscos de doenças e também prejuízos econômicos. Um dos 5 pilares do bem-estar animal é saúde, para que o animal esteja livre de dor e doença precisase assegurar que as vacinas estão sendo feitas corretamente, porque o risco de ocorrer doença é mínimo, além de proporcionar condições de saúde e de bem-estar aos animais.

O indicado é que dentro do curral, o trabalho seja feito com pequenos lotes de animais, para que o estresse seja menor.. Ao conduzi-los até o tronco coletivo, tenha como prioridade o manejo racional evitando choques, gritos e correrias. Lembre-se que o ideal para ser feito qualquer tipo de vacinação ou medicamento em bovino o correto é usar o tronco de contenção individual, para que seja trabalhado animal por animal e não todos acumulados, o que pode causar traumas aos mesmos. Além de que, com um tronco de contenção adequado (pescoceiras, vazieiras, protetor de coice, parede móvel), evita com que machuque o animal e também a pessoa que está trabalhando com ele, ajuda a reduzir percas com vacinas, medicamento, seringas e agulhas.

 

FORMAS DE VACINAÇÃO

As vacinas normalmente, são aplicadas por via subcutânea ou intramuscular.

 

VIA SUBCUTÂNEA:

A aplicação é feita em baixo da pele, o correto é puxar o couro do animal e sempre na tabua do pescoço, fez a vacina e tirou a agulha massagear o local para absorção da vacina. É importante lembrar para sempre deixar a pistola (ou agulha e seringa) paralela ao pescoço do animal para que realmente não ultrapasse para o musculo. Conforme mostra na imagem abaixo:

Fonte: google.com

 

VIA INTRAMUSCULAR:

A aplicação deve ser feita diretamente no musculo, então a deve estar reta (perpendicular) ao corpo do animal, para que consiga chegar no interior do musculo e deve-se também ser realizada na tábua do pescoço. Conforme mostra na imagem abaixo:

Fonte: : https://opresenterural.com.br/escolha-adequada-dos-equipamentos-de-vacinacao-paraeficiencia-de-cada-manejo/

 

 

AGULHAS: O tamanho da agulha também interfere muito quando se trata de vacinação ou medicamentos.

O local correto para ser realizada a vacina é na tabua do pescoço, demonstrado em imagem:

Fonte: https://healthdrugpdf.com/a/allvet.com.br1.html

 

 

CONSEQUÊNCIAS DO MANEJO INCORRETO NO PROCESSO DE VACINAÇÃO

O abcesso é uma das maiores causas decorrentes de uma má vacinação, e consequentemente um “tumor” desse interfere lá na frente no produto final.

Além do abcesso, animais mal contidos como por exemplo em troncos de contenção coletiva ou seringas tendem a se machucar: Pular para fora, pisoteio, animais caiem e demorar para levantar o que pode causar hematomas, traumas, lesões, etc. Então é de suma importância o cuidado com os animais e o manejo correto na hora de praticar qualquer tipo de vacinação.

 

 

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

COSTA, M.J.R.P. DA.; TOLEDO, L.M. DE; SCHMIDEK, A. “Boas práticas de manejo: vacinação” 2013. Disponível em: https://www.gov.br/agricultura/ptbr/assuntos/producao-animal/arquivos-publicacoes-bem-estaranimal/vacinacao.pdf Acesso em: 13 de janeiro de 2022.


Compartilhe nas redes sociais: